Escola Weintraub: Secretaria de Cultura, de Mário Frias, assassina língua portuguesa em notícias do site

Os textos na página oficial da pasta comandada pelo ex-galã de Malhação mostram que o redator tem um sério problema com vírgulas

Mário Frias e Abraham Weintraub (Reprodução)
Escrito en CULTURA el

A secretaria especial de Cultura do governo Bolsonaro, comandada pelo ator Mário Frias, parece ter assumido o legado do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, de cometer erros crassos de português.

Inúmeras notícias no site oficial da pasta contêm desacertos gramaticais, principalmente relacionados ao uso da vírgula.

Cristiano Aguiar Lopes, consultor legislativo da Câmara dos Deputados, chamou atenção para um desses erros em uma notícia publicada na página da secretaria no dia 4 de fevereiro.

https://twitter.com/crisaglopes/status/1364597217051484160

"Secretaria Especial da Cultura, recebe parlamentares e conhecem projetos prioritários da pasta", diz o título do texto. A vírgula depois da palavra "Cultura", no entanto, está errada. Além disso, se a intenção era dizer que parlamentares conhecem projetos prioritários da pasta, faltou colocar a palavra "que" depois de "parlamentares".

A forma correta da chamada, portanto, seria: "Secretaria Especial da Cultura recebe parlamentares, que conhecem projetos prioritários da pasta".

O texto também está recheado de erros com vírgulas. Após a incorreção repercutir nas redes sociais, o título da notícia foi corrigido no site.

E não foi só nesta notícia. Em texto mais recente, publicado no último dia 22, a vírgula também foi colocada de maneira indevida.

"Secretaria Especial da Cultura, por meio do Iphan lança campanha de fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial", diz o título. Faltou uma vírgula depois da palavra "Iphan".

A chamada escrita da maneira correta, portanto, seria: "Secretaria Especial da Cultura, por meio do Iphan, lança campanha de fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial".