Spike Lee atualiza clipe de Michael Jackson com cenas de protestos antirracistas de 2020

Novo vídeo de “They Don´t Care About Us” mescla algumas cenas do original, filmado em 1996 no Rio de Janeiro e em Salvador, com imagens de protestos recentes pelo assassinato de George Floyd e o ataque a Jacob Blake

Michael Jackson e Spike Lee no Rio de Janeiro (foto: Twitter)
Escrito en CULTURA el

Neste sábado (29), o cantor estadunidense Michael Jackson completaria 62 anos de idade se estivesse vivo. Porém, ainda é possível entregar presentes para celebrar.

Por exemplo, o cineasta Spike Lee, que dirigiu o clipe de um dos seus maiores sucessos, a canção de protesto “They Don't Care About Us”, escolheu esta data para publicar uma versão atualizada desse clipe, incluindo cenas de protestos antirracistas ocorridos em 2020.

Lee foi o diretor do clipe original, que teve boa parte de suas cenas filmadas no Rio de Janeiro e em Salvador. Nesta nova versão, ele mescla trechos daquele vídeo com imagens de algumas das manifestações recentes em vários lugares do mundo, em repúdio aos abusos da polícia contra a população negra, e mais especificamente ao assassinato de George Floyd (em maio passado, em Minneapolis) e ao ataque contra Jacob Black (no domingo passado, em Kenosha), ambos cometidos por policiais brancos estadunidenses.

O cineasta afirmou que sua intenção ao incluir novas cenas ao clipe foi a se “continuar a luta por igualdade para todos”.

“Grandes canções de protesto não podem ficar velhas, obsoletas ou irrelevantes, porque a luta continua. É por isso que ‘They Don't Care About Us’ é o hino durante este mundo caótico e pandêmico em que todos estamos vivendo”, declarou Spike Lee.

Assista a versão atualizada de “They Don't Care About Us” aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=PoEa9bzeTu0
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar