Marcelo Adnet é co-autor de samba-enredo da Gaviões da Fiel contra o fascismo; assista

Parafraseando o hino nacional, a letra da música começa com a frase “sou eu, filho dessa pátria mãe hostil, herdeiro da senzala Brasil, refém da maculada inquisição”, criticando as ações fascistas cometidas pelo estado

Marcelo Adnet como Jair Bolsonaro no desfile da São Clemente (Montagem)Créditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en CULTURA el

Depois de levar a Sapucaí às gargalhadas com uma caricatura de Jair Bolsonaro no enredo sobre fake news da São Clemente em fevereiro deste ano, o humorista Marcelo Adnet agora concorre com o samba-enredo "Basta!" nas eliminatórias do Carnaval 2021 da Gaviões da Fiel, que quer levar as lutas contra o fascismo ao Anhembi.

Adnet compôs o samba-enredo com outros 12 artistas. A letra entoada na música é uma ode antifascista, que se coloca contra inúmeras violências cometidas pelo Estado brasileiro ao longo dos anos e traz a memória de uma série de figuras políticas vítimas dessas agressões, como por exemplo, a vereadora carioca Marielle Franco.

Um vídeo do samba-enredo foi divulgado por Marcelo Adnet em sua página no Twitter. A letra da música começa falando da importância da empatia no cotidiano brasileiro, atenta para a voz da população negra do Brasil e também traz a consciência de classe dos trabalhadores para o samba.

“A empatia é revolucionária. Eu sou a voz do negro, onde o negro não tem voz. Eu sou a consciência do trabalhador.”, canta o intérprete Nego no início do vídeo.

https://twitter.com/MarceloAdnet/status/1297256010323841024

Parafraseando o hino nacional, a letra da música começa com a frase “sou eu, filho dessa pátria mãe hostil, herdeiro da senzala Brasil, refém da maculada inquisição”, criticando as ações fascistas cometidas pelo estado.

O samba-enredo antifascista está competindo em uma disputa interna na Gaviões e, caso seja aprovado, disputará o desfile do ano que vem.