Yohanna Agurto é uma chilena que trabalhava como vendedora até que a pandemia a deixou desempregada. Em busca de novas fontes de renda, ela começou a fabricar mel artesanal, e batizou seu produto com um trocadilho hollywoodiano: “Miel Gibson”.
Além da homenagem a Mel Gibson, o frasco ainda vem com o slogan “só para corações valentes”, e uma foto do ator estadunidense tirada justamente do filme com o qual ele ganhou dois oscars (de melhor filme e melhor diretor), em 1996.
Mas o astro não gostou nem um pouco da ideia. Nesta semana, Agurto recebeu uma carta dos advogados do ator, dizendo que o nome do seu produto e a foto usada na embalagem “violam os direitos de imagem de Gibson”, e que eles tomariam “as devidas medidas legais” caso o produto não seja retirado de circulação imediatamente.
Em entrevista à agência Reuters, Yohanna Agurto contou que começou a produzir o mel em junho, e que continuou a fazê-lo porque ele teve certo sucesso em sua comunidade, mas que rendia apenas o suficiente para sustentar sua família, e que era uma alternativa que não podia descartar diante da crise econômica e do aumento do desemprego no Chile desde o começo da pandemia do coronavírus.
A chilena chegou a escrever uma série de tuítes para Gibson, explicando sua situação e pedindo que ele a autorize a usar seu nome.
“Isto surgiu de necessidade, não de uma vontade de enganar ou me aproveitar de alguém. Estou sem trabalho por causa da pandemia, e preciso ajudar minha família a pagar as contas”, disse a vendedora.
Os tuítes de Yohanna Agurto para Mel Gibson já contam com mais de 8 mil curtidas, mas ainda não obtiveram resposta do astro hollywoodiano.