Amora Pêra Gonzaga do Nascimento, Nanan Gonzaga e Daniel Gonzaga, filhos de Gonzaguinha e netos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, divulgaram "nota de nojo" na noite desta sexta-feira (3) nas redes sociais repudiando o uso da música Riacho do Navio por Jair Bolsonaro em live. A música foi tocada na sanfona pelo presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, na quinta-feira (2).
Vídeo: Bolsonaro volta a colocar presidente da Embratur para tocar sanfona em live
"Diante da impotência e da impossibilidade de processo por propaganda indevida, por dupla apropriação, da canção de Luiz Gonzaga e Zé Dantas e do projeto do Rio São Francisco; nós, filhos de Luiz Gonzaga do Nascimento Jr, netos de Luiz Gonzaga, o Gonzagão, apresentamos uma NOTA DE NOJO diante deste governo mortal e suas lives. Governo que faz todos os gestos ao seu alcance para confundir e colocar em risco a população do Brasil, enquanto protege a si mesmo e aos seus", diz o texto, publicado no Facebook de Amora e compartilhado pelos irmãos.
Os três netos de Luiz Gonzaga dizem que não estão de acordo com o uso da música, "nem sua alteração, nem sua execução (com duplo sentido) pelo Senhor Gilson Machado Neto, presidente da Embratur".
Ao entoar a música, o presidente da Embratur trocou versos cantando que "o Rio São Francisco agora vai para o Ceará", em comemoração à inauguração da obra de transposição do São Francisco, um projeto executado na maior parte durante os governos Lula e Dilma, por Bolsonaro (assista aqui).
"E, AINDA QUE SIMBOLICAMENTE, não autorizamos ao Governo Federal o uso das canções assinadas por nenhum de nossos familiares, ou, ao menos, das respectivas partes que nos cabem", dizem os netos de Gonzagão.
Leia a nota na íntegra