O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez uma postagem nesta segunda-feira (13) em comemoração ao Dia Mundial do Rock com uma foto da banda brasileira Ratos de Porão.
O tradicional conjunto de punk hardcore, liderado por João Gordo, se apresentou em Caracas em 2015, em um evento promovido pelo governo venezuelano.
"Celebro o Dia Mundial do Rock enviando uma saudação especial a todos os meus colegas e amigos que compartilham a mesma paixão que eu: Rock. Quantas emoções lembrar o tempo de militância e rebelião em que essa música sempre nos acompanhou. Feliz Dia!", escreveu Maduro.
Fundada em 1981, a banda Ratos de Porão historicamente se posiciona, através de suas letras e declarações públicas, à esquerda no espectro político.
Em uma entrevista de 2019, o vocalista João Gordo disparou contra a ascensão do fascismo no Brasil. "Com fascista não tem ideia, cara. Os caras não entendem, são burros, tapados. Acreditam em mentiras e são racistas. São tudo que não presta, então não tem ideia", disparou.
"É um retrocesso, né, cara? A volta do regime militar… Não que eu seja a Mãe Diná, mas como o Brasil não muda, né? Tá sempre cometendo os mesmos erros, o pessoal está sempre votando nos mesmos filhos da puta. Você vê como é cíclica a parada, cara", disse ainda.
Mais recentemente, João Gordo encampou um ato de solidariedade ao fazer um almoço vegano para transsexuais que são acolhidas pela Casa Florescer, em São Paulo.