A deputada federal, Joice Hasselmann (PSL-SP), afirmou em sua conta do Twitter, nesta quarta-feira (3), que a Cinemateca será fechada e 150 funcionários serão demitidos.
“Inacreditável!”, afirmou, “Regina Duarte conseguiu piorar o q já estava ruim. Como Jair Bolsonaro não conseguiu emplacar RD na Cinemateca, o governo simplesmente resolveu ENTERRAR!”, disse.
“Inacreditável! Regina Duarte conseguiu piorar o q já estava ruim. Como @jairbolsonaro não conseguiu emplacar RD na Cinemateca, o governo simplesmente resolveu ENTERRAR! A Cinemateca será FECHADA e os 150 funcionários DEMITIDOS. Regina ainda está secretária da Cultura.”
Em reunião bastante tensa, ocorrida no final da tarde de sexta-feira (29), em Brasília, entre representantes da secretaria especial da Cultura e Audiovisual e da direção da Fundação Roquette Pinto, foi proposto pelo governo Jair Bolsonaro o fechamento da Cinemateca.
Espirrada do cargo de secretária da Cultura após processo de fritura, Regina Duarte saiu com a promessa de que iria “coordenar a Cinemateca de São Paulo, como um braço” da pasta na cidade. No entanto, alocar a atriz na Cinemateca já seria problema pela falta de verba e porque a atual administração tem autonomia. Agora, não é só a vaga e o trabalho de Regina que não existem, mas a própria Cinemateca e seu importante podem ser extintos, em um governo que declaradamente odeia a cultura.