Os Produtores da série de animação "Os Simpsons" anunciaram que vão reformular seu elenco de vozes e atores brancos não serão mais responsáveis por dublar personagens de outras etnias.
O anúncio foi feito poucos dias depois de outras séries de animação produzidas nos Estado Unidos divulgarem que vão realizar mudanças pensando em ampliar a diversidade, como "Family Guy", "Central Park" e "Big Mouth".
A decisão vem na esteira das manifestações que tomaram as ruas não apenas dos EUA, mas também de vários outros países, após o assassinato de George Floyd por um policial branco em Minneapolis, em maio.
Em comunicado emitido na sexta-feira (26), os produtores afirmam que “dando um passo em frente, os Simpsons deixarão de ter atores brancos a dar voz a personagens de cor”.
No ar há 30 anos, "Os Simpsons" é uma dos programas de TV mais populares do mundo e seus produtores sempre resistiram a promover mudanças em seu elenco de vozes.
A discussão ganhou visibilidade e maior intensidade em 2017, quando o comediante Hari Kindabolu estreou um documentário, "The Problem With Apu" (o problema com Apu), em que criticava os estereótipos raciais projetados no personagem Apu Nahasapeemapetilon.
Na história de "Os Simpsons" Apu, dono de uma loja de conveniência, é descende de uma família da Índia. Há cerca de cinco meses, o ator branco Hank Azaria largou o papel e Apu sumiu de novos episódios.
Agora, além dele, também devem ganhar novos dubladores o médico Dr. Hibbert e Carl Carlson, amigo do protagonista Homer Simpson.