Justiça seja feita, a coluna Radar, da Veja, cometeu um erro histórico, nesta quarta-feira (4), ao atribuir a Chico Buarque a célebre frase que Regina Duarte teria proferido em seu discurso de posse na Secretaria de Cultura, no Palácio do Planalto.
A ex-atriz e nova secretária, ao falar de sua ótima relação com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, de acordo com a revista: “citou um trecho de Samba de Orly, música composta durante a ditadura militar por Chico Buarque, Toquinho e Vinícius de Moraes: ‘General Ramos me incentivou muito: ‘Vai lá, antes que um aventureiro lance mão’”.
O excelente samba supracitado, composto por Chico Buarque e Toquinho, com um pequeno verso que Vinícius de Moraes enfiou só pra entrar na parceria, no entanto, cita a frase que Dom Joao VI disse ao filho, Dom Pedro I, na manhã de 26 de abril de 1821, pouco antes de voltar contrariado a Portugal: “Pedro, põe a coroa na tua cabeça antes que algum aventureiro lance mão dela”.
Chico, exilado em plena ditadura militar, compôs o samba ao se despedir do então parceiro Toquinho, que regressava ao Brasil, imitando de maneira sagaz o gesto do monarca português: “Beija o meu Rio de Janeiro antes que um aventureiro lance mão”.
Como curiosidade, o único verso de Vinícius que entrou na canção, lhe dando a parceria, acabou censurado: “Pede perdão pela omissão um tanto forçada” e acabou substituído por: “Pede perdão pela duração dessa temporada”.