Desenhista Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix, morre aos 92 anos

Em 60 anos de existência, 370 milhões de exemplares do Asterix foram vendidos em todo o mundo, traduzidos para 111 idiomas e dialetos

Foto: Wikipedia
Escrito en CULTURA el

Morreu de ataque cardíaco, aos 92 anos, o desenhista Albert Uderzo, criador de Asterix e Obelix ao lado de René Goscinny. O anúncio foi feito pela família nesta terça-feira.

"Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua residência de Neuilly (nas proximidades de Paris) vítima de um ataque cardíaco, sem relação com o coronavírus. Estava muito cansado há várias semanas", afirmou à AFP seu genro, Bernard de Choisy.

Em 60 anos de existência, 370 milhões de exemplares do Asterix foram vendidos em todo o mundo, traduzidos para 111 idiomas e dialetos. Ao lado de Goscinny, que morreu em 1977 aos 51 anos, Uderzo publicou 24 álbuns. Durante muito tempo, Uderzo foi contra a criação de novas histórias após a morte do amigo, mas acabou mudando de ideia.

Em 2011, ao lado de autores mais jovens, ele voltou a produzir novas histórias, supervisionando o trabalho.

Albert Uderzo nasceu em Fismes, em 25 de abril de 1927. Era filho de imigrantes italianos. Em 1929, a família se mudou para um subúrbio de Paris. O encontro com René Goscinny, filho de um polonês e uma ucraniana, aconteceu em 1951. Após outros personagens, como o Oumpah-pah, os dois filhos de imigrantes criaram Asterix, herói que virou símbolo da identidade francesa. Apesar do protagonismo do baixinho, ele dizia que Obelix, o gorducho escudeiro do galês, era o seu favorito.

Asterix foi publicado pela primeira vez em "Asterix, o gaulês", em diversas edições da revista "Pilote". A história foi lançada como álbum em 1961. Na trama, Asterix e Obelix são moradores de Gauls, um vilarejo galês que resiste à ocupação romana em 50 a.C. A resistência ao império é possível graças a uma poção mágica feita pelo druida Panoramix, que concede aos moradores uma superforça.

Asterix ganhou dez animações, a primeira em 1967 e a mais recente em 2018. O personagem também rendeu quatro adaptações live-action, a partir de 1999 com "Asterix e Obelix contra César". Nos quatro filmes, Gérard Depardieu viveu Obelix.

No total, os longas venderam mais de 71 milhões de ingressos ao redor do mundo. Em 1989, Asterix ganhou um parque temático em Plailly, nos arredores de Paris.