Quem acho que a polêmica do “golden shower” iria passar batida pelo Carnaval de 2020 se enganou. Nesta segunda-feira (24), o BloCu foi uma das grandes atrações da folia paulistana, e realizou desfile em alusão ao vídeo que despertou a ira do presidente Jair Bolsonaro.
O desfile do BloCu realizou um trajeto pelo Centro de São Paulo, e passou por vários locais importantes, como a Bovespa e o Pateo do Collegio. Mas o grande momento foi quando passou pelo mesmo local, onde, em 2019, foi gravado o vídeo que fez o presidente perguntar em seu Twitter: “o que é Golden shower?”.
Um grupo de artistas independentes usando trajes mínimos simulou o ato usando uma espécie de lança-confetes de onde saia papel picado dourado.
No entanto, os organizadores afirmam que a intenção do BloCu não foi fazer uma provocação ao presidente, e sim defender a liberdade sexual. Os artistas participantes também exibiram fantasias ousadas e agitaram o público com chuvas de papel dourado e muita música eletrônica.
Segundo um dos integrantes do bloco, “esta é uma ode ao hedonismo e à arte queer (de temática LGBT) e periférica no carnaval, pregando sempre a tolerância e o respeito à diversidade, e acima de tudo, à liberdade de expressão”.
Ele também assegura que “o presidente não será protagonista no nosso momento, não queremos lhe dar mais evidência”.