Artistas comemoram 110 anos de Noel Rosa com lançamentos nesta sexta-feira

Dia 11 de dezembro o Poeta da Vila, Noel Rosa, completaria 110 anos. Dois lançamentos celebram a data: a cantora Jacque Falcheti e o grupo Salvadores Dali

Escrito en CULTURA el

Noel Rosa, completaria 110 anos nesta sexta-feira (11). Para comemorar a data, dois lançamentos vão celebrar a obra do Poeta da Vila, a cantora Jacque Falcheti, com o álbum “Outras Bossas” e o grupo Salvadores Dali, com o EP “Nos Passos de Noel”.

“Outras Bossas” traz Jacque Falcheti acompanhado pelo trio Retrato Brasileiro, formação inusitada com vibrafone, guitarra e contrabaixo. O álbum prioriza canções menos conhecidas de Noel.

O grupo utiliza células rítmicas de forma que uma guitarra pode simular tamborim; o contrabaixo, um surdo; o vibrafone, um repique de anel; entre outras criações. Na parte harmônica existe influência dos regionais de samba e choro, apropriando-se de elementos comuns em instrumentos como o violão 7 cordas, cavaquinho, viola caipira e bandolim.

“Nos Passos de Noel”

Já o EP “Nos Passos de Noel”, gravado e produzido durante a pandemia em suas próprias residências, o grupo carioca Salvadores Dali subverte o samba do Poeta da Vila com ousadia e irreverência. O EP é acompanhado por quatro videoclipes e conta com os clássicos de Noel: “Tipo Zero”, “Com que Roupa”, “3 Apitos” e “Palpite Infeliz”.

O grupo carioca busca, 90 anos depois, transformar a obra de Noel, respeitando as tradições, mas provocando uma audição mais contemporânea. Formado por Guilherme Logullo (vocais), Jorge Moraes (contrabaixo), Robson Baptista (sax), Jorge Casagrande (bateria) e Márcio Meirelle (guitarra), o grupo traz Noel, portanto, para um universo pulsante, atualizando musicalmente a narrativa alegre que o compositor faz de sua época.