Escrito en
CULTURA
el
O livro “Cidades Democráticas - A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018)” é o resultado de pesquisa que Nádia Campeão, vice-prefeita de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, fez para a Fundação Maurício Grabóis.
Ela analisou a atuação dos partidos progressistas na administração de importantes cidades brasileiras com a redemocratização do país, a partir de meados de década de 1980. Dirigente nacional do PCdoB, Nádia também foi secretária de Educação e de Esportes, Lazer e Recreação na prefeitura paulistana.
Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém
Nádia procurou fazer um balanço das principais experiências da esquerda à frente de municípios, depois do fim da ditadura militar, em 1985, e com a redemocratização do país. Naquele ano, 201 municípios voltaram a ter eleições diretas às prefeituras. Com isso, partidos e líderes do campo democrático-progressista tiveram a possibilidade de disputar e vencer eleições, transformar as administrações municipais, implantar ações e programas inovadores, qualificar a gestão de serviços, equipamentos e espaços públicos. Ainda que em diferentes momentos e sob circunstâncias distintas, partidos do campo progressista (PT, PDT, PSB, PCdoB e, mais recentemente, o PSOL) tiveram numerosas experiências à frente do Poder Executivo Municipal. [caption id="attachment_186662" align="alignnone" width="500"] Foto: Reprodução[/caption] Serviço “Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018)". Autora: Nádia Campeão. Editora: Anita Garibaldi | Fundação Maurício Grabóis. O lançamento será nesta sexta-feira (6), às 18h30, na Livraria da Editora Anita Garibaldi, à Rua Rego Freitas, 192, República, São Paulo.