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O Festival do Rio decidiu usar de uma vaquinha virtual para financiar a edição de 2019, prevista para novembro e sob ameaças de não acontecer por falta de apoio. Depois de um "apelo final", a produção do evento aderiu à ideia de aventurar-se em um crowdfunding para levantar o festival.
"Corremos o risco de não existir neste ano por falta de recursos. Corremos o risco de quebrar essa trajetória de comunhão dos muitos, dos diferentes e dos iguais. De todos nós e de nossa cidade e país", diz trecho de mensagem publicada na vaquinha virtual que destaca que o festival é "um dos festivais de cinema de referência para a América Latina" e que "após 20 anos de existência e trabalho, passa por seu maior desafio em termos financeiros".
Alinhando-se com a ideia de um crowdfunding, o Festival oferece diferentes bonificações para quem doar. As cotas de doação vão de R$ 20 a R$ 50 mil e oferecem desde créditos e imãs de geladeiras até pacotes de ingressos e um jantar com os realizadores do evento. A cota máxima é destinada a empresas que queiram ser colocadas como parceiras oficiais do evento e ter seu logo estampado na vinheta e no site do Festival do Rio.
O Festival estabelece ainda três metas a serem batidas, que vão influenciar no tamanho do evento. A primeira é de R$ 500 mil, a segunda de R$ 800 mil e a terceira de R$ 1,2 mi. A meta básica prevê a exibição de 50 filmes estrangeiros em 50 salas se cinema da cidade, enquanto a segunda promete ainda uma Premiere com 30 filmes em competição e hours concours, além de dobrar o número de salas.
A alvo mais ousado estabelece ainda a realização do RioMarket, um encontro para profissionais da área, e uma mostra para crianças, jovens e escolas.
Acesse aqui o link para a vaquinha.
https://www.instagram.com/p/B2jRq1oA3AO/