Escrito en
CULTURA
el
Uma das mais importantes lideranças sociais e políticas cearense, Preto Zezé lança seu segundo livro, agora pela Editora Cene, onde conta sua trajetória na Comunidade das Quadras, seus desafios e conquistas como presidente da Central Única das Favelas (Cufa). Esta semana vão acontecer lançamentos em Brasília, na terça-feira (27), e em São Paulo, na quarta-feira (28).
Preto Zezé se identifica como mediador de realidades distintas e distantes, da juventude negra, pobre e marginalizada espalhada em todo o Brasil e, muitas vezes, escondida no cotidiano do preconceito. Na publicação, ele apresenta cônicas sua trajetória vivida na comunidade das Quadras, na Aldeota, em Fortaleza, e seu trabalho à frente da Cufa. Entre 2004 e 2014 atuou como coordenador estadual da Cufa Ceará e, em 2014, tornou-se presidente nacional da entidade.
"Ser ignorado é a pior coisa do mundo; impor a invisibilidade para alguém é violência pura, e essa violência é daquelas que quase sempre não conseguimos nos defender, porque, diferente da violência física, a gente não vê concretamente e logo não consegue criar mecanismos de proteção. É como escrever sem borracha ou nunca ter comido de garfo e faca e chegar num restaurante cheio de requintes de elegância, onde você tem que seguir um enredo que nunca foi ensinado. Esse é o rascunho espinhoso do mundo do homem branco do asfalto", diz trecho do livro .
Filho de pais retirantes do interior, mãe doméstica e pai pintor da construção civil, é o mais velho de uma família de cinco irmãos. Em '1990 iniciou seu ativismo social na cultura Hip Hop, em particular na música rap. Criou o Movimento Cultura de Rua, como uma rede de jovens das favelas que atuavam pelos direitos civis nas favelas, através de ações culturais e sociais. Produtor artístico e musical, já lançou sete discos e realiza diversas ações e projetos culturais como forma de construir uma agenda positiva nas favelas.
No prefácio, o leitor já poderá ter um pequeno aperitivo do tamanho e alcance do trabalho desenvolvido por Preto Zezé no Ceará e no Brasil. Segundo Celso Athayde, já no primeiro momento em que teve contato com o autor, começa a nascer o sonho de criar uma instituição de favelas. “Num primeiro contato, recrutei, cooptei e apresentei ao Zezé uma realidade e um olhar diferenciado; contei minha história de vida, que também é parecida com a dele, apresentei-lhe o MV Bill, que se preparava para ser um dos maiores ativistas sociais do país. [...] Apesar de um olhar sempre crítico sobre a realidade que nos cerca, Zezé está sempre procurando construir pontes. Com certeza essa é sua maior característica”, escreve Athayde.
Em Brasília, o evento acontece no dia 27 de agosto, às 19h, na Livraria Cultura do Casa Park Shopping Center, com a apresentação do rapper GOG e mediação de Valdetário Monteiro, Secretário da Casa Civil do Distrito Federal. Já em São Paulo, o lançamento é no dia 28, às 19h, na Livraria Cultura da Avenida Paulista, 2073. A apresentação do livro será do rapper Dexter e comentários do DJ KL Jay (Racionais MC´s).
Serviço (Brasília):
Bate-papo e lançamento do livro “Das Quadras Para o Mundo” – Preto Zezé
Com apresentação de GOG e mediação de Valdetário Monteiro
Dia: 27 de agosto
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura – Casa Park Shopping Center
SGCV - Sul, Lote 22 - Loja 4 - 2º Piso - Zona Industrial
www.editoracene.com.br
Serviço (São Paulo):
Bate-papo e lançamento do livro “Das Quadras Para o Mundo” – Preto Zezé
Com apresentação do Rapper Dexter e comentários do DJ KL Jay (Racionais MC´s).
Data: 28 de agosto
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura, Conjunto Nacional, na avenida Paulista, 2073, Bela Vista.
www.editoracene.com.br