Escrito en
CULTURA
el
A produtora e diretora Paloma Rocha, filha do diretor Glauber Rocha, lança em agosto deste ano, na Cine Brasil TV, a série “Antena da Raça”, que intercala as participações de Glauber na extinta TV Tupi e as gravações conduzidas pela equipe dela ao longo do ano passado.
Entre fevereiro de 1979 e julho de 1980, a TV Tupi manteve no ar o programa “Abertura”, que contava com a participação de Glauber.
O programa, que fazia alusão à abertura política pelo qual passava a política brasileira na época, tinha em Glauber o seu participante mais irreverente e provocador. Sempre com a camisa entreaberta e a barba por fazer, o cineasta fazia seus quadros com um tom eloquente, entrevistando pessoas anônimas nas ruas.
Glauber dizia: “É preciso falar de cultura. O povo brasileiro é analfabeto, mesmo os intelectuais são analfabetos”. E ainda: “Nossa cultura é a macumba, não é a ópera”. Ou: “Por que a burguesia [brasileira] tem que ser cruel, desumana?”.
Dessa produção recente, há entrevistas com nomes como o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, além, é claro, das participações de anônimos em rodoviárias, aldeias indígenas, assentamentos de sem-terra. Aparecem ainda manifestações favoráveis e contrárias a Lula às vésperas da prisão do ex-presidente.
Além da série, com 13 episódios, o projeto dará origem a um filme, codirigido por Luís Abramo, que deve ficar pronto em outubro para, daí em diante, percorrer festivais de cinema.
Com informações da Folha