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Por Ivana Bentes*
Sejamos literais! O que é chocante nessa performance que foi censurada na Casa França Brasil não são as baratas de plástico e nem a mulher de pernas abertas. O chocante é que o governador do Rio de Janeiro, o presidente da República, seus filhos parlamentares e parte do seu eleitorado defendem o torturador que colocava baratas e ratos nas vaginas das mulheres presas pelo regime militar. E a performance nos lembra dessa ignomínia e nos faz ver o horror e a demência desses que vestem camisetas com o rosto do Coronel Ustra e o chamam de herói.
Por que vestem a camiseta do torturador e se incomodam tanto com uma performance? Porque ela produz na sua literalidade e "mau gosto" a crueza e o horror desses atos. Diante do horror e das palavras e atos brutais de nossos governantes só nos resta o "choque do real" na mesma moeda e com o mesmo "mau gosto" e demência.
Censurada pelo governador, a performance aconteceu na rua e foi enviada a Polícia Militar para quem sabe nos impedir de ver o óbvio e/ou "tirar as crianças da sala".
O que não podemos ver afinal que o Coronel Ustra fazia e gabava-se e seus seguidores celebram? Se celebram porque querem esconder? Por que sabem que é vergonhoso e a performance expõe o óbvio. Aliás as mulheres também eram mantidas nuas nas sessões de tortura! Porque agora querem censurar a nudez?
Se estamos em uma "guerra cultural" é a cultura que tem o maior poder de produzir um curto circuito em "tudo que está ai". Uma arte sim brutal, literal, que nos embrulhe o estômago, nos enoje e não nos deixe acostumar com o horror! Foto da Mídia Ninja Performance do Coletivo És Uma Maluca #CasaFrançaBrasil #Censura #Ustra
*Ivana Bentes é diretora da Escola de Comunicação da UFRJ.