Escrito en
CULTURA
el
Chico Buarque e Gilberto Gil foram confirmados pela organização e estarão presentes no Festival Lula Livre, programado para o próximo sábado (28), no Rio de Janeiro. O evento é organizado por um coletivo de artistas e pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. Segundo informações da RBA, os eventos devem ter início às 14 horas, nos Arcos da Lapa e no palco da Fundição Progresso, os dois no bairro boêmio da região central da cidade do Rio. Promete se estender até o final da noite, com a participação de dezenas de artistas e intelectuais latino-americanos, em ato cultural e político em defesa da democracia e contra a prisão de Lula.
A ideia surgiu a partir de um manifesto encabeçado por Chico, Martinho da Vila, Ziraldo, Leonardo Boff e mais de 800 signatários. A organização informa, ainda, que o festival será dividido em duas partes. A lúdica, que começa às 14 horas, na praça diante dos Arcos e do Circo Voador, será aberta pela trombonista Ju Storino e o Palhaço Zé Catimba, que fará o anúncio da abertura. Está previsto um cortejo, reunindo artistas, poetas, músicos, circenses. Em seguida, começam as demais atividades: música, teatro, poesia, oficinas.
Terão início, ainda, as intervenções de rua paralelas, com construção de pipas, oficina literária, com Márcia Tiburi, de estêncil, bordados e flores (com as Bordadeiras pela Democracia), fotojornalismo, grafite, pintura em tecidos.
Por volta de 17 horas, as atividades da praça terminam com samba entoado pela Orquestra Voadora, com 120 integrantes. Na sequência, começam as apresentações musicais.