Escrito en
CULTURA
el
[caption id="attachment_133765" align="alignnone" width="712"] Foto: Walter Craveiro/Flip/Fotos Públicas[/caption]
A escritora Conceição Evaristo está animada com o crescimento do apoio à sua candidatura à cadeira número da Academia Brasileira de Letras (ABL). Até o momento, 17 mil pessoas assinaram o abaixo-assinado em seu favor. O próximo passo é formalizar sua candidatura, ato que será efetuado nesta segunda-feira (21). As informações são do blog de Ancelmo Gois, para o Globo.
“Se eu entrar, não será porque escrevi um ‘Marimbondo’ do Sarney, não. Eu quero entrar porque é um lugar nosso, porque temos direito”, afirmou a autora de “Olhos d’água”. Aos 71 anos, Conceição é uma das mais reconhecidas autoras negras do Brasil. Nasceu numa favela em Belo Horizonte, trabalhou como empregada doméstica, até se mudar para o Rio de Janeiro, aos 25 anos, onde passou num concurso público para o magistério. Graduou-se em Letras, é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.
É autora, entre outras obras, do romance “Ponciá Vicêncio”, de 2003, de “Becos da Memória” (2006), “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2011), “Olhos d’água” (2014) e “Histórias de leves enganos e parecenças” (2016).