Escrito en
CULTURA
el
A 12ª edição da tradicional mostra de cinema terá como tema principal os deslocamentos humanos de uma região do mundo tão distorcida pela indústria cultural ocidental. Com 11 filmes inéditos no Brasil, a mostra terá sessões temáticas que ajudam a desmistificar a figura do povo árabe e palestino. Programe-se.
Por Redação
Julho está acabando e, com a chegada do mês de agosto, fãs do cinema já se preparam para o que é considerado, atualmente, um dos melhores festivais de cinema de São Paulo. Trata-se da Mostra Mundo Árabe de Cinema que, este ano, chega a sua 12ª edição.
A mostra, que terá início no dia 9 de agosto e vai até o dia 16 do mesmo mês ajuda, ano a ano, a desmistificar a figura do povo árabe diante de uma indústria cultural ocidental tão hostil a essa região do mundo. Com 11 filmes inéditos no Brasil, a edição deste ano terá como tema “Os territórios que nos atravessam”, que tem por objetivo fazer com que o espectador reflita sobre a questão dos deslocamentos humanos e as conexões culturais existentes entre esses povos e tantos outros do mundo.
“Os filmes tratam do deslocamento de pessoas, assim como da reconstrução de um sentido de lugar, das dúvidas que assolam aqueles que decidem, ou são forçados, a sair. Qual o momento decisivo para aqueles que deixam suas casas? Como esta decisão é tomada? Qual a perspectiva temporal, qual a ideia de futuro para aqueles que são proibidos de retornarem às suas casas? Imagem e som são formas de permanência, de perpetuação de narrativas daqueles que migram ou que estão sujeitos ao exílio e o refúgio. Neste sentido, a Mostra trará também filmes que são registros de momentos históricos importantes, particularmente para aqueles, como os palestinos, cujos arquivos são objeto de um duplo apagamento, material e simbólico”, ressaltou o curador da Mostra, Geraldo Adriano Campos.
Entre os destaques, está o filme de abertura, o libanês “Para onde ir?” (Ila Ayn/1957), de Georges Nasser, que trata da migração de um pai de uma família libanesa - de um pequeno povoado do país - ao Brasil. O filme, que completa 60 anos, é uma das obras mais especiais da edição deste ano, não só por envolver narrar a história das famílias de milhões de brasileiros, mas também por ter sido um marco na cinematografia árabe (primeiro filme libanês exibido em Cannes) que foi restaurado digitalmente em uma cópia de excepcional qualidade.
Na sessão “Cinema Palestino”, “Fora do Quadro: Revolução até a Vitória” aborda a história e o desenvolvimento do cinema militante no Oriente Médio. O produtor Rami Nihawi, será o convidado especial da Mostra e participará de encontros com o público.
Confira, abaixo, a programação completa e, na sequência, assista aos trailers dos destaques da edição deste ano.
9 de agosto
Quarta-feira
19h00: Receptivo e cerimônia de abertura da 12a Mostra Mundo Árabe de Cinema
20h30: Exibição do filme de abertura: Para Onde Ir?
10 de agosto
Quinta-feira
19h00: Yamo
20h30: Cinema da Vela com o diretor Rami Nihawi
21h00: My Sweet Pepper Land
11 de agosto
Sexta-feira
19h00: 3000 Noites
21h00: Fora do Quadro: Revolução até a Vitória + Sanaúd: Voltaremos
12 de agosto
Sábado
19h00: Cinzas de Sonhos
21h00: Assombrados
Concerto
22h00: Al-Mu’tamid, poeta Rei do Al-Andalus - Uma viagem por dez séculos de música
Sala São Paulo
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) | R$ 15,00 (meia) à venda na Bilheteria da Sala São Paulo ou pelos demais canais da Ingresso Rápido – (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br
13 de agosto
Domingo
19h00: Yamo
21h00: Para Onde Ir?
14 de agosto
Segunda-feira
19h00: Fora do Quadro: Revolução até a Vitória + Sanaúd: Voltaremos
Participação do produtor do filme Rami Nihawi e de convidados brasileiros que participaram do filme Sanaúd: Voltaremos
21h30: O Sonho
15 de agosto
Terça-feira
19h00: Não Alimente seu Cão
21h00: Cinzas de Sonhos
16 de agosto
Quarta-feira
19h00: Assombrados
21h00: Heranças
Serviço:
12ª Mostra Mundo Árabe de Cinema de 2017
De 9 a 16 de agosto de 2017
Local: Cinesesc – Rua Augusta, 2075, Cerqueira César São Paulo | CEP: 01413-000 | telefone: (11) 3087-0500 -email@cinesesc.sescsp.org.br
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar