Governo do DF passou a limitar número diário de testes de covid, diz denúncia

Queixa foi recebida de um usuário pelo deputado distrital Fábio Felix (PSOL); Fórum procurou a assessoria da secretaria de Saúde do DF

Teste de Covid. Foto: Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) afirma ter recebido denúncias em seu gabinete de que as unidades de Saúde da região estariam limitando a quantidade de testes para a Covid-19.

De acordo com ele, “no posto de saúde do Guará, por exemplo, o relato é que a Secretaria de Saúde só disponibiliza 30 testes por dia”.

O deputado afirma ser “um absurdo que justamente nesse momento pós-festas de fim de ano, que naturalmente as pessoas querem testar para poder voltar ao trabalho em segurança, haja essa limitação”.

Aumento de 50% na procura por testes

“Segundo a imprensa a procura por testes aumentou 50%! Enviamos um ofício ao GDF cobrando explicações e iremos continuar trabalhando para facilitar o acesso à testagem”, diz ainda Fábio Felix.

A Fórum tentou contado com a assessoria de imprensa da secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e, até o momento, não obteve resposta. Assim que chegar, nós publicaremos.

Aumento global de casos

O mundo voltou a quebrar o recorde de novos casos de covid em 24 horas. Apenas nesta quarta-feira (5) foram registrados 2,59 milhões de pessoas infectadas no período. A marca máxima anterior era de terça (4), com 2,4 milhões de casos. As informações são da organização “Our World In Data”.

Mesmo com o avanço no número de casos, a quantidade de mortes é mais baixa do que em outros momentos da pandemia: 7.890 óbitos em 24 horas. O recorde ocorreu em 26 de janeiro de 2021, com 17.442.

O aumento de infecções está ligado diretamente ao crescimento da variante Ômicron, transmitida com mais facilidade do que cepas vistas anteriormente.