UFRJ pede à Anvisa autorização de estudo de vacina da universidade contra Covid

A agência vai considerar a proposta de estudo, o número de participantes e os dados de segurança obtidos nos estudos pré-clínicos da S-UFRJvac

Vacina contra a Covid 19 (Foto: Governo de SP/Divulgação)Créditos: Governo de SP/Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu a solicitação para a realização de estudos, de fase 1 e 2, de uma nova vacina contra a Covid-19. Trata-se da S-UFRJvac, imunizante desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Conforme os procedimentos da agência, a análise vai considerar a proposta de estudo; o número de participantes; e os dados de segurança obtidos, até o momento, nos estudos pré-clínicos, que são realizados em laboratório e animais.

Antes da solicitação formal, a Anvisa tinha realizado duas reuniões, em 2020, para orientações e esclarecimentos aos desenvolvedores da vacina.

Nova reunião

No dia 24 de junho, já em 2021, ocorreu uma nova reunião para apresentação da estratégia de desenvolvimento dos estudos não clínicos. Porém, não houve encaminhamento de nenhum documento ou estudo de forma oficial à Anvisa. Agora, houve evolução nas tratativas.

A vacina contra a Covid-19 da universidade foi desenvolvida pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da UFRJ, que tem no comando a professora Leda Castilho.

Com informações do G1