Apesar de não ter a faixa de idade adequada nem estar agendada, Thyane Dantas, esposa do cantor Wesley Safadão, tomou a vacina contra a Covid na manhã desta quinta-feira (8), em Fortaleza.
A explicação da assessoria do cantor piorou ainda mais a situação após informar que ela tomou uma "dose de sangria" (conhecida como 'xepa') pela manhã. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revela que esta opção era inviável antes das 17h — fim do expediente da imunização na capital.
Safadão em 32 anos estava confirmado na lista da prefeitura municipal para ser vacinado. Thyane tem 30 anos e não foi convocada para receber o imunizante, além de estar fora da faixa etária para a qual a vacina é disponibilizada atualmente, pessoas com 32 anos ou mais.
Foi instaurado nesta quinta-feira, um processo administrativo pela SMS para averiguar a aplicação da vacina contra a COVID-19 em Thyane Dantas. Após a conclusão da averiguação, o processo será encaminhado aos órgãos de controle.
A assessoria de Wesley Safadão informou: "Thyane foi acompanhar o Wesley na vacinação e existe uma coisa que todos têm acesso, não foi benefício dela, que é a dose de sangria. Cada dose dá em média um número de aplicações, depende de qual for, e se não forem aplicadas na hora são descartadas".
A nota diz ainda que os profissionais da saúde estão "autorizados a aplicar em quem estiver no local, mesmo que não esteja no dia certo para vacinação, para que não haja descarte do material".
A "xepa" da vacina ainda não está em funcionamento em Fortaleza. Um projeto foi aprovado na Câmara Municipal, mas ainda não foi sancionado pelo prefeito José Sarto Nogueira (PDT), portanto, ainda não pode ser colocado em prática.
Thyane compartilhou o momento em que recebe a vacina contra a Covid-19 nas redes sociais, no mesmo local em que Safadão também estava sendo vacinado.
Com informações do G1