O Centro de Controles de Doenças (CDC) dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (27) uma nova recomendação sobre o uso de máscaras de proteção para pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19. O CDC voltou atrás e defendeu a importância da utilização das máscaras em ambientes fechados.
Rochelle Walensky, diretora do CDC, concedeu entrevista coletiva nesta tarde para anunciar a decisão, que já era aguardada. A mudança na política sanitária está relacionada com a expansão da variante delta no país.
"Dados indicam que, em raras ocasiões, algumas pessoas vacinadas que peguem a variante delta podem ser contagiosas e espalhar o vírus para outras pessoas. Este novo entendimento científico é preocupante e, infelizmente, obriga uma atualização de nossas recomendações”, disse Walensky.
Com isso, o CDC recomenda que pessoas já completamente vacinadas voltem a usar máscaras em ambientes fechados em áreas com transmissão "alta" ou "substancial" da Covid-19.
Há dois meses, o órgão havia orientado que pessoas completamente imunizadas poderiam abandonar as máscaras de proteção.
A nova orientação já está disponível no site da entidade. "Para maximizar a proteção da variante Delta e evitar a possível disseminação para outras pessoas, use uma máscara em ambientes públicos fechados se estiver em uma área de transmissão substancial ou alta", diz artigo.