Cuba inicia ensaio clínico de vacinas contra Covid-19 em crianças a partir de 3 anos

Segundo o governo cubano, o estudo foi proposto devido ao aumento de contaminação de crianças pela Covid-19 e à segurança das vacinas Soberana 2 e Soberana Plus, que devem ser autorizadas para imunização em massa ainda neste mês

Ensaio clínico da vacina Soberana em Cuba (Reprodução)
Ensaio clínico da vacina Soberana em Cuba (Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED) de Cuba anunciou nesta quinta-feira (10) que iniciará um ensaio clínico das vacinas Soberana 2 e Soberana Plus, contra a Covid-19, em crianças a partir de 3 anos.

O estudo aprovado será "realizado na faixa etária entre 3 e 18 anos, dividido em dois grupos, iniciando com adolescentes de 12 a 18 anos, seguido pelo grupo de crianças de 3 a 11 anos", informou o governo cubano.

Segundo autoridades de saúde de Cuba, o estudo foi proposto devido ao aumento de contaminação de crianças pela Covid-19 e à segurança dos imunizantes em testes já realizados.

"Embora a maioria das crianças sofra da doença de forma moderada, é perigosa pelas complicações que podem sofrer no período da infecção e pelas consequentes sequelas deixadas pela doença", informou o centro de controle cubano.

Os imunizantes serão aplicados, como já foi feito nos ensaios com adultos, em três doses a cada 28 dias, sendo as duas primeiras do Soberana 2 e uma do Soberana Plus.

Cuba tem cinco vacinas candidatas, duas delas (Soberana 2 e Abdala) em fase final de testes clínicos. Espera-se que a autorização oficial seja concedida neste mês.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar