O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, vai apresentar esta semana um projeto de lei com o objetivo de garantir a entrada de gestantes, puérperas e lactantes de até 2 anos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. A iniciativa acontece em meio a uma mobilização de mães que pedem a imunização.
"A proposta que ora apresenta visa atender o anseio de milhares de lactantes de todo o país que têm se mobilizado para garantir o acesso prioritário à vacinação contra o Sars-Cov-2", diz trecho do projeto que será apresentado nos próximos dias e foi obtido pela Fórum com exclusividade.
Na última sexta-feira (18) foi realizado um "mamaço virtual" nas redes sociais com o objetivo de sensibilizar o Poder Público à causa. Cartas também foram enviadas a governos estaduais para tentar garantir a imunização. O projeto destaca o movimento Lactantes pela Vacina de Salvador e outras movimentações.
"A medida é recomendada pela OMS e pela seguinte publicação dos Departamentos Científicos de Departamentos Científicos de Aleitamento Materno, Imunizações e Infectologia (2019-2021) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)", reforça Padilha.
O parlamentar destaca que no Piauí foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Francisco Costa (PT) com essa finalidade e que a cidade de Salvador já iniciou a vacinação de lactantes de até 6 meses de amamentação.