A TV Bandeirantes veiculou neste domingo (7) uma nova campanha publicitária que ensina métodos falsos de autodiagnóstico e tratamento da Covid-19. O vídeo institucional da emissora alega que "ácidos naturais do estômago" eliminam o vírus e, para tal, recomenda a ingestão de água a cada 15 minutos.
"Uma dica: tome água a cada 15 minutos, porque mesmo que o vírus entre, a água o levará até sua barriga, onde os ácidos naturais do estômago o eliminarão”, anuncia o locutor do vídeo, disponível em reportagem da TV Pop.
A recomendação de beber água a cada 15 minutos já foi desmentida logo no início da pandemia no Brasil. “Os vírus respiratórios não ficam exclusivamente na garganta ou no estômago. Uma infecção como essa produz bilhões de vírus; uma pequena parte será engolida pelo doente e passará pelo estômago, e o restante da infecção continuará seu curso. Beber água vai manter o paciente hidratado, mas não mudará a infecção”, afirmou o infectologista Luis Fernando Waib, em entrevista ao G1.
O vídeo diz ainda que a Covid-19 “pode não mostrar sinais de infecção por muitos dias” e mostra ao telespectador como realizar um autodiagnóstico da doença por meio da respiração. O método, no entanto, não tem comprovação científica.
“Respire fundo pela manhã, prenda a respiração por 10 segundos e se conseguir sem tossir, sem desconforto ou aperto, ótimo! Significa que você não está infectado”, afirma a campanha.
A campanha da Band foi amplamente criticada nas redes sociais. A jornalista Luiza Caires, editora de Ciências do Jornal da USP, ironizou o vídeo da emissora no Twitter. "Parece saída diretamente do WhatsApp da família", escreveu.