Uma nova variante do coronavírus foi identificada em uma mulher, de 34 anos, moradora de Sorocaba, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (31). De acordo com o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a variante seria a sul-africana, que ainda não havia aparecido no Brasil.
No entanto, conforme o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, esta variante é semelhante à da África do Sul. Porém, como a paciente não tem histórico de viagem, não está descartada a hipótese de que seja uma nova variante, uma evolução entre as que já existem. A paciente apresentou sintomas leves, com evolução clínica favorável.
“Foi submetido o trabalho já descrevendo essa variante. É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes da África do Sul. Então, portanto, existe a possibilidade de que seja uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul”, disse Covas.
Outras cepas
As variantes do Reino Unido, de Minas Gerais e de Manaus (Amazonas) também já foram encontradas na cidade. Por enquanto, não há informações se essa é mais contagiosa do que as outras.
Com informações do G1