Nova variante do coronavírus é identificada em mulher de 34 anos no interior de SP

De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a variante encontrada em Sorocaba é semelhante à da África do Sul

Foto Pixabay
Escrito en CORONAVÍRUS el

Uma nova variante do coronavírus foi identificada em uma mulher, de 34 anos, moradora de Sorocaba, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (31). De acordo com o diretor do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, a variante seria a sul-africana, que ainda não havia aparecido no Brasil.

No entanto, conforme o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, esta variante é semelhante à da África do Sul. Porém, como a paciente não tem histórico de viagem, não está descartada a hipótese de que seja uma nova variante, uma evolução entre as que já existem. A paciente apresentou sintomas leves, com evolução clínica favorável.

“Foi submetido o trabalho já descrevendo essa variante. É uma variante assemelhada à variante da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes da África do Sul. Então, portanto, existe a possibilidade de que seja uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul”, disse Covas.

Outras cepas

As variantes do Reino Unido, de Minas Gerais e de Manaus (Amazonas) também já foram encontradas na cidade. Por enquanto, não há informações se essa é mais contagiosa do que as outras.

Com informações do G1