Estados Unidos doam hospital de campanha para governo do Maranhão

Doação ocorre em meio ao atraso na negociação do governo Bolsonaro com o país norte-americano para entrega de oxigênio a Manaus

Governo do Maranhão/Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

Os Estados Unidos doaram um hospital de campanha para o governo do Maranhão, sob comando de Flávio Dino (PCdoB), como forma de auxiliar o estado no tratamento de pacientes com Covid-19.

A estrutura foi instalada em Bacabal, cidade que fica a 240 quilômetros de São Luís, e será inaugurada nesta terça-feira (9).

Segundo informações da revista Veja, o evento de inauguração será virtual e terá discursos do embaixador norte-americano no Brasil, Todd Chapman, e do governador do estado.

A doação ao Maranhão ocorre em meio ao atraso nas negociações do governo Bolsonaro com o país norte-americano para entrega de oxigênio a Manaus, que enfrenta colapso no sistema de saúde por conta do avanço da Covid-19.

De acordo com informações do UOL, o Ministério da Saúde e o governo do Amazonas receberam nos dias 16 e 18 de janeiro as ofertas de três aeronaves para transportar o material.

A autorização para a utilização destes aviões, no entanto, ainda estava em análise até o dia 25 de janeiro. Até então, não há atualizações sobre essa negociação.

O Amazonas recebeu neste final de semana um tanque com 90 mil metros cúbicos de oxigênio, o que seria a maior carga já recebida pelo estado até então. O percurso do material começou em Santos, em São Paulo.