O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou a circulação de seis diferentes linhagens do novo coronavírus no estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4) pelo governo da Bahia.
A identificação é resultado do sequenciamento de 48 genomas do Sars-CoV-2. Foram analisadas amostras colhidas nos últimos cinco meses em 25 cidades baianas, contemplando todas as regiões geográficas do estado.
De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “nenhuma delas refere-se aos tipos encontrados em Manaus, África do Sul ou Reino Unido, que são cepas mais contagiosas”. O titular afirmou ainda que esses seis diferentes tipos de coronavírus encontrados são subtipos do Sars-CoV-2. “Não detectamos um risco aumentado para estas linhagens”, declarou Vilas-Boas.
A diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal, destacou que todos os pacientes cujas amostras foram analisadas tinham sintomas clínicos característicos. Entre eles ela citou dificuldade de respirar, cansaço, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou pneumonia, “bem como eram casos suspeitos de reinfecção e óbitos”, afirmou.