A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) anunciou, nesta terça-feira (23), que vai liderar a formação de um consórcio para comprar vacinas contra a Covid-19. A decisão foi anunciada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19. A permissão foi dada no caso de as doses do Programa Nacional de Imunização, tocado pelo Ministério da Saúde, serem insuficientes para proteger toda a população.
E, devido à enorme falha do governo Bolsonaro na negociação e planejamento da campanha de vacinação contra a Covid-19, é exatamente o que está acontecendo neste momento. Diversas cidades tiveram que suspender a campanha por não terem mais produtos para aplicar nos grupos prioritários.
A FNP disse, em seu Twitter, que a iniciativa “não tem o propósito de se sobrepor às negociações em vigor com governo federal”. De acordo com a entidade, as negociações serão “exclusivamente para a aquisição de imunizantes que não estejam no escopo do Ministério da Saúde”.