O Centro Nacional de Biopreparações (BioCen) de Cuba, com sede no município de Bejucal, em Mayabeque, anunciou a entrada em fase de produção da vacina Soberana 02, contra a Covid-19.
O imunizante, o quarto disponível no país, já deve iniciar a fase 3 dos testes clínicos nos primeiros dias de março, com a vacinação de cerca de 42,6 mil pessoas, de acordo com reportagem de Darian Bárcena, para o Granma.
O sistema de produção Soberana 02 é resultado de uma parceria entre o Finlay Vaccine Institute (IFV), o Centro de Imunologia Molecular (CIM) e o (BioCen).
Para chegar a essa fase, foi necessário um processo de transferência de tecnologia, complexo e que demanda tempo para o estabelecimento das condições tecnológicas. No entanto, em função da urgência epidemiológica que o país vive, o alinhamento das análises técnicas tem sido alcançado em tempo recorde.
Além disso, segundo o documento Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro Nacional de Biopreparações contra Covid-19, publicado na revista Anales, da Academia de Ciências de Cuba, “durante a etapa de prevenção da doença, o BioCen anunciou a possibilidade de usar Biomodulina T®, um imunomodulador biológico com potenciais efeitos restauradores do sistema imunológico em idosos, como estratégia preventiva para o enfrentamento da Covid-19”.
Monitoramento
A publicação acrescenta que o produto foi aplicado em todos os lares de idosos do país e sua eficácia é monitorada por meio de dois ensaios clínicos, em colaboração com o Centro de Pesquisa em Envelhecimento, Longevidade e Saúde e o Instituto de Hematologia e Imunologia.