Máscaras, alcool em gel e prevenção na pandemia: já é possível relaxar?

Fórum conversou com especialistas e ex-ministros da Saúde e eles dizem se está na hora de liberar geral; veja aqui

Moradores de Maceió são orientados sobre o uso de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus. Foto: Jonathan Lins/AGbr
Escrito en CORONAVÍRUS el

Sem dúvida vivemos tempos muito melhores do que no auge da pandemia do coronavírus no Brasil, entre abril e junho deste ano (veja os dados abaixo). Com mais de 120 milhões de brasileiros vacinados, o que representa 56,52% da população, vemos, ao que tudo indica, uma luz no final do túnel nesta que foi a pandemia mais devastadora da era moderna.

Mas será que já é o caso de relaxar com a prevenção? Já podemos andar sem máscaras e frequentar lugares lotados? A Fórum foi perguntar para dois ex-ministros da Saúde dos governos de Dilma Rousseff e para um dos mais reconhecidos infectologistas do país o que eles acham e a resposta foi mais ou menos a mesma: cautela.

Padilha

Para Alexandre Padilha, ministro da Saúde de 2011 a 2014, "o número de mortes e internações não podem ser os únicos parâmetros para uma decisão como essa”. Para ele, “este é o momento de mantermos o alerta, estimular a vacinação, garantir produção para dose de reforço e criarmos regras para a comunidade que estimule a vacinação”. Padilha disse ainda que “é hora do chamado passaporte da vacina ser ampliado como regra nas cidades brasileiras".

Chioro

Já para Arthur Chioro, ministro da Saúde entre 2014 e 2015, “a hora é de prudência, ir liberando com cautela, com cuidados, prontos pra recuar se necessário, pra construir uma saída honrosa”. Chioro lembrou que a atitude deve ser tomada “inclusive pra honrar a memória dos mais de 610 mil que se foram”, exaltou.

Caseiro

O infectologista Marcos Caseiro segue o mesmo caminho. Ele mencionou o que ocorre no exterior. "Vejam o que está acontecendo na Europa Ocidental. Na Alemanha, estão falando em lockdown. Uma coisa é a pessoa andar sem máscara em área livre, correr, caminhar na praia sozinho. Agora, em situações de aglomeração, é absolutamente impossível abandonar a máscara. Em locais confinados, fechados, não dá nem para pensar nessa possibilidade. É importante que as pessoas tenham consciência disso. Ainda que as notícias sejam boas, foi um dia apenas. A gente tem que continuar fazendo nossa parte: trabalhar pela vacinação plena e continuar usando máscara. Esse é o único caminho que temos para sair dessa", recomendou.

Estados sem morte

Até esta segunda-feira (8), nove estados não registraram mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas: Acre, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

Outros três, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, registraram apenas uma morte. Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e o Tocantins registraram dois óbitos. Além disso, foi a primeira vez que o estado de São Paulo não registrou nenhuma morte por covid-19.

O Acre está há 13 dias sem registrar nenhuma morte pela doença.