A partir deste sábado (30), a Alemanha vai barrar a entrada de viajantes de Brasil, Reino Unido, Irlanda, Brasil, Portugal e África do Sul. A medida se deve à preocupação com as novas variantes do coronavírus identificadas nesses países. A restrição deve valer até o dia 17 de fevereiro.
Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira (29), o governo alemão informou que, além dos testes exigidos atualmente para a entrada no país e das restrições de quarentena, “uma limitação temporária será imposta ao transporte de viajantes de países designados como regiões com variantes”.
Com a decisão, a partir de sábado, entra em vigor uma proibição de transporte para todos os voos, trens, ônibus e navios de países onde as novas variantes se espalharam. São impactados por essa regra Brasil, África do Sul, Portugal, Reino Unido e Irlanda.
Depois, a partir de domingo (31), as restrições passam a ser aplicadas também a viajantes oriundos de Lesoto e Suazilândia.
Exceções
As regras de restrição de acesso à Alemanha terão exceções. Entre elas, estão pessoas que têm direito a residir na Alemanha e aqueles que transportam mercadorias. A exceção também se aplica a transportes médicos urgentes e viagens por “razões humanitárias urgentes”.
As medidas fazem parte de um pacote maior de restrições que o governo alemão planeja.
No início desta semana, o ministro do Interior, Horst Seehofer, disse ao jornal Bild que esse plano vai incluir a suspensão total dos voos para o país.
Com informações da Deutsche Welle