De acordo com levantamento da associação de cartórios de registro civil, a cidade de São José dos Campos (SP), uma das mais desenvolvidas do Brasil, teve o maior número de mortes já registrada em sua história no ano de 2020. Foram 4,9 mil mortes nos 12 meses, o maior número já registrado e a maior alta com relação ao ano anterior – 14%.
O relatório anual de óbitos é feito pelos cartórios desde 2003. Desde o início da divulgação das estatísticas nunca morreram tantos moradores do município em um só ano, e nunca houve uma variação tão alta entre um ano e outro como o visto em 2020.
O aumento no número de mortes em casa por insuficiência respiratória em São José dos Campos foi 375% a mais que em 2019. O salro foi de oito para 38 mortes.
De janeiro a dezembro de 2020 551 pessoas morreram pela Covid-19. Além disso, há 14 outros óbitos em investigação de pessoas que estavam com a suspeita da doença, de acordo com a prefeitura.
Ocupação em hospitais
De acordo com dados do grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, região SJC/Taubaté, da última sexta-feira (22), na Santa Casa de São José dos Campos, a enfermaria está com 110% de sua lotação, ou seja, gene pelos corredores. Já a UTI do hospital tem 81,3%. O Hospital regional de Taubaté tem 45% de ocupação em sua enfermaria e a UTI adulto está com 100% da capacidade. Estes dados são atualizados diriamente.
O gráfico abaixo, elaborado pelo professor da Univap, Paulo Roxo Barja, mostra o crescimento no número de casos de Covid-19 em São José dos Campos.
Com informações do G1