Sem oxigênio, MPF e MP do Pará tentam evitar que município de Monte Alegre repita Manaus

Prefeitura informou que estoque dura poucas horas e que distribuidora não conseguirá fazer novas entregas nesta sexta e sábado, por falta de estoque

Foto: Tadeu Júnior
Escrito en CORONAVÍRUS el

Os estoques de oxigênio medicinal do município de Monte Alegre, no Pará, estão próximos do fim. A empresa que atende a prefeitura local informou que não conseguirá entregar o insumo nesta sexta-feira (22) e sábado (23) por falta de estoque.

As informações foram passadas pela própria Secretaria Municipal da Saúde ao Ministério Público Federal (MPF) na manhã desta sexta-feira (22). Segundo o MPF, os dados enviados apontam que o estoque atual tem capacidade de suprir só até o final desta sexta-feira a oxigenação dos 19 pacientes internados com Covid-19 no município.

Por isso, o MPF e o Ministério Público do Pará (MP-PA) enviaram ofícios urgentes à prefeitura e ao governo paraense cobrando informações sobre as providências que estão sendo tomadas para evitar a falta de oxigênio hospitalar no município.

Além disso, os dois órgãos enviaram ofício à prefeitura de Santarém pedindo “auxílio humanitário” a Monte Alegre, para possibilitar a reposição emergencial do estoque do produto para os pacientes. A comunicação enviada pela secretaria da Saúde ao MP-PA dá conta de que o prefeito da cidade, Matheus Almeida (MDB), se reuniu com o governador Helder Barbalho (MDB) para buscar solução de emergência para o problema.

A Fórum enviou pedido de informações à prefeitura de Monte Alegre, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para manifestação.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar