Vereadora aciona MP para investigar "fura filas da vacina" na Prefeitura de Natal

Brisa Bracchi (PT) pede que MP apure as denúncias de que servidores que não integram o grupo de risco estão sendo vacinados

Prefeito Álvaro Dias com vacina CoronaVac e vereadora Brisa Bracchi com ofício | Foto: Montagem
Escrito en CORONAVÍRUS el

As tentativas de furar a fila da vacinação contra a Covid-19 tem chamado a atenção em todo o país. Gêmeas ricas, prefeitos, secretárias, fotógrafos tem tentado driblar a ordem da imunização e conseguir uma dose antecipadamente em diversos municípios. Em Natal (RN), o prefeito Álvaro Dias (PSDB) chegou a dizer que se vacinaria primeiro, mas logo voltou atrás após ser pressionado.

Apesar do recuo de Dias, há denúncias de que funcionários da Prefeitura que não estão no grupo de risco estão sendo beneficiados com a imunização.

A "farra" da fila da vacina fez a vereadora Brisa Bracchi (PT) acionar o Ministério Público do Rio Grande do Norte para investigar a vacinação na capital potiguar.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a parlamentar afirma que "pessoas que não são do grupo prioritário estão recebendo a vacina através da prefeitura" e cobra respeito a profissionais de Saúde e idosos acima de 75 anos.

A Fórum teve acesso ao ofício apresentado pela vereadora, que elenca notícias difundidas por portais e a denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat) sobre os "fura filas". Os nomes de três servidores Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social aparecem na ação.

A parlamentar requer também que "o MP solicite a Prefeitura Municipal para que conceda ampla divulgação das medidas adotadas na vacinação dos grupos, principalmente com transparência quanto à aplicação, número de vacinados e locais de vacinação ao público".

Em nota difundida pelo Sinsenat, a coordenadora do sindicado, Soraya Godeiro, desabafou: "“Uma situação gravíssima. Dentro de um cenário de escassez de vacinas que contemple toda a equipe multidisciplinar que atua nos locais de combate à pandemia em Natal, pessoas que estão enfrentando o risco diário de contaminação pela atuação direta com o coronavírus, você imunizar jovens que não tem o perfil para receber a vacina nessa fase". O órgão também pretende apresentar denúncia no MP contra a Prefeitura.