O Ministério da Saúde, comandado pelo general Eduardo Pazuello, anunciou nesta quarta-feira (13) que irá mandar um avião para buscar as 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford que foram compradas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na farmacêutica Serum, da Índia.
“É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já estamos com todos os documentos de exportações prontos”, disse Pazuello durante pronunciamento feito em Manaus, cidade que será priorizada na vacinação.
Segundo o comunicado do ministério, uma aeronave da empresa Azul - um Airbus A330neo, o maior da companhia - vai partir às 23h de Recife na quinta-feira em um voo de 15h sem escalas até Mumbai. O avião estará equipado com contêineres que garantam o controle de temperatura da carga de acordo com as recomendações do fabricante.
A previsão é que as doses cheguem ao país no sábado, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, onde ficarão armazenadas.
O ministério afirma que as doses serão distribuídas a todos os estados em até cinco dias após o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que a imunização ocorra de forma simultânea e gratuita.
Anvisa
No domingo deve acontecer a reunião da Anvisa que pode aprovar o uso emergencial do imunizante de Oxford/AstraZeneca, assim como o da Coronavac.
O ministério afirma que, além das 2 milhões de doses da AstraZeneca, o Brasil conta com mais 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan, produzida pelo laboratório Sinovac.