Em entrevista à agência de notícias russa TASS, o diretor do Fundo Russo de Investimento Direto, Kiril Dmitriev, garantiu que mais de 20 países, de quatro continentes, já solicitaram lotes da vacina russa Sputnik 5, a primeira vacina contra o coronavírus registrada oficialmente.
Segundo Dmitriev, a Rússia pretende produzir até 1 bilhão de doses da vacina ainda em 2020, para suprir a demanda interna e os pedidos internacionais.
“Vemos um grande interesse do exterior na vacina russa desenvolvida pelo Centro Gamaleya para Epidemiologia e Microbiologia, e recebemos essas solicitações preliminares de 20 países, as quais estamos estudando, com o objetivo de satisfazer a todos e colaborar com a erradicação desta pandemia”, explicou o diretor russo.
No entanto, Dmitriev não quis especificar quais países fizeram os pedidos, apenas disse que “são países de todos os continentes do planeta”.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta mesma terça-feira (11), que seu país registrou oficialmente a primeira vacina do mundo contra o coronavírus, com o nome de Sputnik 5. Dias atrás, ele já havia confirmado a programação de uma campanha de vacinação em massa no país, que acontecerá em outubro. Putin também afirmou que ele mesmo e suas filhas já foram vacinados.