O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23) que assintomáticos não transmitem a Covid-19. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou que pessoas infectadas, mesmo sem sintomas, podem contaminar terceiros.
"Se o gestor definir pela abertura de uma área essencial ou de produção, tem que ter a estrutura de triagem e de acompanhamento médico dos primeiros sintomas. Se o caso é assintomático, ele está trabalhando, mas também não transmite. Se o caso é sintomático, ele tem que aparecer na primeira hora", disse o ministro, durante visita à Curitiba para tratar das ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
De acordo com a OMS, no entanto, "é possível pegar Covid-19 de alguém com tosse leve e que não se sente doente" e que "alguns relatórios indicaram que pessoas sem sintomas podem transmitir o vírus". Ainda não se sabe, no entanto, a extensão dos casos nem com que frequência isso acontece.
Em nota ao Jornal Nacional, a pasta reconheceu o erro na fala do ministro e disse que acompanha os estudos sobre os assintomáticos, que têm risco de transmissão, embora potencialmente menor. A recomendação da pasta é de manter o distanciamento social de, no mínimo, um metro.
Com informações do jornal O Globo.