O prefeito de Itabuna (BA), Fernando Gomes (PTC), declarou por meio de vídeo, compartilhado nas redes sociais nesta quarta-feira (1º), que pretende reabrir o comércio na cidade "morra quem morer". A expectativa de Gomes é reabrir as lojas já na próxima quinta-feira (9).
“Primeiro, lutar pela vida, a vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada. Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer”, disse o prefeito.
A prefeitura da cidade afirmou por meio de nota que Gomes foi "mal interpretado" e que está "contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio".
Apesas da insistência de Gomes em reabrir o comércio em Itabuna, decisão que segue na mesma linha do que defende Jair Bolsonaro - apoiado por Gomes durante as eleições de 2018 - o município registra 100% de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19, conforme apontou relatório da Procuradoria Jurídica do Município.
Confira: