O avifavir, antiviral desenvolvido pela Rússia para combater a covid-19 (infecção causada pelo novo coronavírus), estará disponível gratuitamente no sistema público de saúde desse país a partir de 11 de junho.
Segundo o Ministério de Saúde russo, o medicamento será entregue distribuído nas clínicas a todos os diagnosticados com a doença, e será um dos benefícios incluídos no seguro de saúde obrigatório.
A distribuição será financiada pelo mesmo Ministério da Saúde e pelo Fundo Russo de Investimento Direto. O presidente do fundo, Kiril Dmitriev, complementou dizendo que “também financiaremos a produção de 700 mil comprimidos por ano”.
Dmitriev afirmou que o Fundo Russo também está investindo nos dois projetos russos para a criação de vacinas contra o coronavírus, além de outros projetos para criar medicamentos para tratamento da infecção, que ainda não estão prontos.
O avifavir é um medicamento desenvolvido na Rússia, embora seus criadores admitam que é quase um genérico do medicamento japonês favipiravir (ou Avigan, por seu nome comercial), desenvolvido pela empresa Fujifilm Toyama.