A porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Harris, afirmou nesta sexta-feira (5), em pronunciamento, que a situação no Brasil e região, em relação à pandemia de Covid-19, é "profundamente preocupante". Segundo a OMS, é necessário investir em testes.
O Brasil é o terceiro país com maior número de mortes e segundo com mais casos no mundo. Considerando-se a última semana, é o país com a situação mais grave em relação ao coronavírus, segundo a organização.
Harris afirmou que a recomendação da OMS é que os países que ainda estão enfrentando o surto da pandemia invistam em testes direcionados, pois é essencial "encontrar o vírus". "Saber onde o vírus está e que tem potencialmente a possibilidade de ser afetado é a forma de parar a transmissão", disse a porta-voz.
A OMS também recomenda que os países estabeleçam parcerias com as suas populações. "Sabemos o que funciona. Temos países que tiveram surto e hoje não têm casos", afirmou Harris. Também foi ressaltado que o surto começa a ser combatido quando se quebra a cadeia de transmissão.
Sobre as medidas de isolamento, Harris não comentou diretamente sobre o Brasil, mas afirmou que é necessário seguir seis critérios para iniciar a reabertura. Dentre eles, identificar onde estão os casos e saber que a transmissão está sendo reduzida.
Com informações do Uol