A enorme dimensão que a pandemia do novo coronavírus adquiriu no Brasil gera preocupação em todo o mundo, e um dos que mostrou estar a par da situação é o Papa Francisco, que fez uma ligação recente ao arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para pedir informações sobre como a doença está afetando o país.
A ligação foi revelada pelo próprio Brandes, em entrevista publicada nesta quinta-feira (11), pelo portal Vatican News, site de notícias sobre o Vaticano. O religioso brasileiro chegou a citar uma mensagem que o pontífice pediu a ele que retransmitisse aos seus compatriotas: “diga ao povo brasileiro que não apenas rezo por todos vocês, mas também os acompanho com o coração”.
Também segundo Brandes, Francisco recomendou ter “coragem e fé” para superar o atual momento, e “que todos fiquem entre os braços da Mãe de Aparecida”.
Esta não é a primeira vez que o líder máximo da Igreja Católica em meio à pandemia. Em abril, Francisco ligou para o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e em maio, converso com Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
“Com esses telefonemas, o nosso Papa fez seu coração bater muito próximo do nosso”, comentou Brandes, na entrevista ao Vatican News.
O Brasil é o segundo país mais afetado pela covid-19 até o momento, com 802,8 mil contagiados e quase 40,9 mil mortes. Também é considerado o atual epicentro da pandemia, já que é o país onde o número de contágios e mortes mais cresce nos últimos dias.