Sebastião Salgado organiza ação internacional para ajudar indígenas na pandemia do coronavírus

Entre os que já assinaram o documento estão figuras como Paul McCartney, Madonna, Pedro Almodóvar, Oliver Stone, Maryl Streep e Brad Pitt

Foto: reprodução
Escrito en CORONAVÍRUS el

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado aproveitou o reconhecimento internacional ao seu trabalho para lançar uma petição em favor da defesa das comunidades indígenas da Amazônia, ameaçadas pela pandemia e pelo governo de Jair Bolsonaro.

A iniciativa foi lançada de forma online pela plataforma Avaaz, e já conta com a adesão de grandes figuras nacionais e internacionais, como Chico Buarque, Paul McCartney, Madonna, Gilberto Gil, Pedro Almodóvar, Oliver Stone, Meryl Streep, Brad Pitt, Oprah Winfrey, entre outros.

Segundo um vídeo que promove a petição, o próprio Salgado conta que as comunidades indígenas brasileiras estão entre as populações mais vulneráveis diante da pandemia do novo coronavírus. A situação é ainda pior quando, ao mesmo tempo, elas precisam lutar contra os ataques do governo de Jair Bolsonaro e seus aliados ruralistas.

“Despreparados para enfrentar as doenças dos brancos, os índios brasileiros têm sido vítimas de epidemias há mais de 500 anos. Mas agora, se junta à esta ameaça, o relaxamento da vigilância do Estado, as invasões de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros ilegais, os incêndios criminosos que aumentaram nas últimas semanas (…) Estas pessoas (que assinam a petição) pedem às autoridades do Brasil que organize uma força-tarefa para retirar das terras indígenas os invasores ilegais”.

A petição está disponível neste link.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar