A ativista ambiental Greta Thunberg participou de um vídeo onde vários jovens ligados ao seu movimento, o Fridays for Future (“Sextas-feiras pelo futuro”), alguns deles brasileiros, fazem um apelo para o envio de ajuda humanitária à cidade de Manaus.
Nos primeiros minutos do vídeo, a adolescente sueca lembra que a cidade é a capital do estado de Amazonas, e, em seguida, seus colegas explicam a situação que vive hoje a cidade, como uma das mais afetadas pela pandemia de covid-19 no Brasil e epicentro da doença na região amazônica, com altos números de infectados e de mortes registrados nas últimas semanas.
“A Floresta Amazônica precisa da sua ajuda”, diz Thunberg, em sua segunda fala no vídeo, enquanto os demais pedem “ajuda aos povos da Amazônia para combater a pandemia”.
O vídeo de Greta Thunberg foi comemorado pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB). “Nosso apelo para que as grandes nações nos ajudem a enfrentar a pandemia ganha ainda mais força com o apoio do movimento Fridays For Future, encabeçado pela ativista ambiental sueca Greta Thunberg”, escreveu o político, em sua conta de Twitter.
O nosso apelo para que as grandes nações ajudem Manaus - capital da Amazônia - a enfrentar a pandemia ganha ainda mais força com o apoio do movimento @Fridays4future, encabeçado pela ativista ambiental sueca @GretaThunberg. pic.twitter.com/vpj2I3I3dV
— Arthur Virgílio Neto (@Arthurvneto) May 14, 2020