Mandetta: "Trabalhei para evitar, mas infelizmente estamos vivendo colapso"

Em meio às críticas de Bolsonaro ao isolamento social, pior cenário apresentado pelo ex-ministro da Saúde parece se confirmar

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O ex-ministro Henrique Mandetta, demitido por Bolsonaro em 16 de abril, se pronunciou nesta quinta-feira (30) sobre a escalada do coronavírus vista nos últimos dias. Os índices mais subiram mais do que o dobro e há ao menos quatro capitais próximas ao colapso no sistema de saúde.

"Sempre foi uma previsão que torci para não se cumprir, que trabalhei para evitar, mas que infelizmente estamos vivendo", declarou ao compartilhar matéria da Veja que aponta a concretização do pior cenário de colapso previsto pelo ex-ministro.

“Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso”, disse Mandetta em 20 de março. Segundo o pesquisador Mario Scheffer, da USP, Manaus, Fortaleza, São Luís e Rio de Janeiro já convivem com esse cenário e deveriam adotar a quarentena total.

Outra previsão de Mandetta está relacionada com o sistema de saúde de Rio de Janeiro e São Paulo. "O Rio de Janeiro aguenta muito pouco, São Paulo aguenta um pouco mais", disse em 11 de março. Apesar de São Paulo ser o campeão no número de casos e mortes por Covid-19, o colapso parece mais distante, comprovando a tese de Mandetta.

O ex-ministro ainda fez uma apelo para que as pessoas respeitem o isolamento social: "Mais do que nunca: precaução, lavar as mãos, distanciamento, responsabilidade social. Todos em defesa da vida! #Fiqueemcasa. Se não puder, cuidado dobrado!".

Apesar de diversos estados terem adotado o isolamento, a recomendação é criticada pelo presidente Jair Bolsonaro e desrespeitada por parte da população.

https://twitter.com/lhmandetta/status/1255895001533472768
Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar