Irã já tem mais de 3,3 mil mortos por coronavírus em meio às sanções dos EUA

Embora em situação melhor que a de Espanha e Itália, país é o segundo mais atingido na Ásia, com mais de 50 mil casos, e letalidade de 6,6%

Hassan Rouhani (Foto: Kremlin.ru)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Com o aumento exponencial dos casos na Espanha, Itália e Estados Unidos, o foi ultrapassado e caiu para o sétimo lugar na lista de países mais afetados pelo covid-19. Mas isso não significa que a situação está melhor que antes, pelo contrário.

Segundo o Ministério da Saúde, o número total de mortes aumentou para 3,3 mil, com um menor aumento de óbitos diários, em comparação com espanhóis e italianos, mas mantendo uma taxa de letalidade alta, de 6,6%.

O número total de pessoas infectadas, segundo o observatório da Universidade John Hopkins (EUA) é de 50,5 mil, dos quais ao menos 4 mil estariam em condições críticas.

Segundo as autoridades iranianas, são quase 18 mil as pessoas se recuperaram da doença, o que significa uma taxa de recuperação de 36%, cifra que pode ser considerada positiva, embora não diminua a gravidade da emergência no país.

Assim como a Venezuela, o Irã também acusa os Estados Unidos de dificultar o combate à pandemia, ao não levantar as sanções econômicas impostas ao país.