Coronavírus pode causar falta de cerveja e refrigerantes

Nos EUA, as vendas de álcool aumentaram 55% na penúltima semana de março. Só as vendas de cerveja aumentaram 42%

Meme zoando a cerveja Corona, associando-a ao coronavírus (foto: reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Existe uma possibilidade de escassez de cerveja e refrigerantes nos EUA, como consequência das medidas adotadas para combater a pandemia de coronavírus.

Os principais fornecedores de CO2, necessários à carbonização de bebidas, são empresas que fabricam etanol e que obtêm CO2 como subproduto, e a produção de etanol caiu drasticamente devido à redução da demanda por gasolina como resultado das medidas de contenção.

Segundo a Reuters, a demanda por gasolina caiu mais de 30%. "Os fornecedores de CO2 para fabricantes de cerveja aumentaram seus preços em 25%", diz Rob Pease, diretor executivo da Brewers Association, que representa pequenos produtores independentes de cerveja nos EUA. Esse grupo recebe 45% do CO2 dos produtores de etanol. "O problema está se acelerando. Todos os dias ouvimos mais de nossos membros sobre isso", diz Pease.

Nesse contexto, alguns produtores de cerveja nos Estados Unidos começaram a procurar fontes alternativas ao CO2 já que, em março, a pandemia e as medidas tomadas contra a disseminação do coronavírus aumentaram 55% as vendas de álcool - somente a venda da cerveja aumentou 42%. A OMS sugeriu que os governos restrinjam a venda de álcool durante a pandemia, já que a bebida pode tornar os organismos ainda mais frágeis.