Nas últimas 24 horas, a Espanha registrou a maior queda no número diário de mortes por covid-19. Neste domingo (19), o Ministério da Saúde anunciou 410 novas vítimas fatais 155 a menos que no anúncio do sábado, e a menor cifra em mais de um mês.
Com isso, as autoridades espanholas começam a sonhar com a possibilidade de o país estar vivendo a curva descendente da crise de saúde pela pandemia do coronavírus.
Além disso, outra cifra que tem causado otimismo entre os espanhóis é o número de pessoas curadas. Com os 2,9 mil recuperados deste domingo, o país chegou aos 77 mil em total, e está a menos de 200 de superar a China nesse quesito, para assumir o segundo lugar – ficaria atrás somente da Alemanha, que tem 89 mil.
O número total de falecidos por covid-19 na Espanha é de 20,4 mil, ficando terceiro a nível mundial, atrás da Itália e dos Estados Unidos. No total de casos, o país está em segundo lugar, com 194 mil.
Nesta semana, o presidente Pedro Sánchez pediu ao Congresso que discutisse uma prorrogação das medidas de isolamento até o dia 10 de maio, embora, ao mesmo tenho, tenha permitido o retorno ao trabalho de algumas atividades consideradas não essenciais, como a construção civil.